Ao iniciar o processo de escrita do seu trabalho no Monografis, você perceberá que a plataforma apresenta modelos de capítulos com uma quantidade sugerida de páginas.

Essa quantidade é ajustável, pois, caso o aluno deseje escrever mais conteúdo em um capítulo, basta acrescentar blocos/parágrafos à estrutura e continuar com a escrita.

Para isso, basta clicar no botão verde com o símbolo de + com o nome “acrescentra blocos“, que fica posicionado no topo da tela do monografis.

Lembramos que o procedimento de acrescentar blocos ao capítulo deve ser realizado seguindo as orientações da técnica de escrita TSAC, do método TCC em Blocos, desenvolvido pelo professor Douglas (Guia da Monografia).

Para compreender brevemente essa técnica, basta saber que, entre a introdução e a conclusão do capítulo, você pode desenvolver o texto mesclando parágrafos de argumentação e sustentação, ou sustentação e argumentação, ou, no máximo, dois parágrafos de argumentação para um de sustentação.

Seguir esse método de escrita é importante para garantir equilíbrio na apresentação de argumentos e citações.

Nesse processo também pode ocultar blocos:

É importante destacar que, caso cadastre blocos por engano e depois deseje ocultá-los da estrutura de escrita, isso é possível.

Não é possível excluir blocos, mas ocultá-los, sim, de modo que eles não fiquem mais visíveis na estrutura e não tenham a opção de escrita ativa.

Para isso, basta clicar no símbolo de um olho, opção com o nome “ocultar bloco“, que aparece na frente de cada bloco, ao passar o cursor do mouse.

Caso precise, pode reorganizar os blocos:

Se cadastrar um bloco por engano, como em uma posição incorreta, você pode ajustá-lo sem problemas. Basta ocultar o bloco e, em seguida, recuperá-lo na posição correta.

Para fazer esse processo, basta clicar no bloco da estrutura que deseja que o bloco ocultado seja recuperado e fique posicionado depois dele.

Em seguida, no bloco ocultado, clique na opção “recuperar bloco“, que aparece na frente do título do bloco ocultado, ao passar o cursor do mouse no símbolo do olho.

Neste vídeo explicamos como fazer esses processos: