Os artigos podem ter tamanhos variados, geralmente é exigido o máximo de 30 páginas.

Pode acontecer da instituição solicitar o tamanho de 20, 15, 10, 8 páginas, etc.. Nesse caso vale lembrar que é importante manter na estrutura os elementos principais, como Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusão, ou seja, diminua apenas a quantidade de capítulos.

Você pode se basear na quantidade que cada elemento possui, exemplo:

Resumo: 1 página;

Introdução: de 1 página e meia a 3;

Metodologia: de 2 a 4 páginas;

Resultados: 4 páginas;

Conclusão: 1 página.

Sabendo a quantidade de cada elemento você pode dividir pela quantidade média de capítulo, ou seja,  10 páginas com os elementos principais e então você divide pela quantidade que ainda falta.

No caso de um artigo de 30 páginas, o aluno teria 10 páginas de elementos principais e mais 20 páginas de capítulos, podendo escrever 5 capítulos com uma média de 2 a 3 páginas para cada.

No caso de um artigo de 20 páginas, o aluno teria 10 páginas de elementos principais e mais 10 páginas de capítulos, podendo escrever de 3 a 4 capítulos com uma média de 2 a 3 páginas para cada.

Sendo um artigo de 15 páginas, o aluno teria 10 páginas de elementos principais e mais 5 páginas de capítulos, podendo escrever de 2 a 3 capítulos com uma média de 1 a 2 páginas para cada.

Observe que quanto menor o artigo, menor é a quantidade de capítulos.

Existem faculdades que já exigem que na estrutura não tenha capítulos de referencial teórico, nessa situação você mantém os elementos principais e pode acrescentar mais conteúdo nos seus resultados a fim de atingir a quantidade de  páginas exigida.

Lembrando que essa é uma quantidade média para você ter um ponto de partida para ter ideia de quantas páginas escrever, não é nada definitivo. Pode ser que seu orientador solicite mais ou menos capítulos.

Abaixo temos um exemplo, na prática, de como deixar a estrutura no caso de artigos menores: