O procedimento de coleta de dados em um relato de experiência pode variar dependendo do tipo de pesquisa que o aluno pretende realizar.
O tipo de método de pesquisa escolhido influenciará diretamente o procedimento de coleta de dados.
Normalmente, um relato de experiência é bibliográfico ou documental.
⇒ Por exemplo, em um estudo de caso, a coleta de dados geralmente envolve observações diretas, entrevistas e análise de documentos.
Já em uma pesquisa experimental, pode incluir a manipulação de variáveis e a coleta de dados quantitativos.
⇒ Ainda para ilustrar, suponhamos que um aluno precise escrever um artigo científico (para publicar durante seu mestrado), e que ele queira tomar como base o relato de experiência apresentado em sua monografia da graduação.
Nesse caso, o procedimento de coleta ideal seria o documental.
Isso se deve ao fato de que a monografia serviria como documento principal que contém o relato de experiência, e a pesquisa se concentraria na análise e interpretação desse documento como fonte de dados.
Como saber qual procedimento de coleta correto para minha pesquisa?
A coleta de dados começa pelo objetivo geral e, em seguida, o processo se repete para cada objetivo específico delineado. Em essência, isso envolve separar as variáveis do objetivo e pensar em como coletar dados relacionados a cada uma delas. Após esse processo, torna-se possível buscar o enquadramento metodológico adequado para a pesquisa.
Para ilustrar, se o objetivo geral é descrever os tipos de problemas cardíacos em idosos, ‘tipos de problemas cardíacos’ é uma variável a ser considerada. Uma variável pode ser definida como tudo aquilo que pode ser listado e está diretamente relacionado ao objetivo geral da pesquisa. Geralmente, o objetivo geral terá uma variável, enquanto o problema de pesquisa pode conter duas.
Para coletar dados sobre os tipos de problemas cardíacos, seria necessário ter acesso aos históricos médicos dos pacientes idosos. Nesse caso, a coleta de dados seria do tipo metodológico documental. É importante ressaltar que é possível combinar diferentes métodos de coleta de dados, utilizando vários procedimentos metodológicos para abordar as diversas variáveis identificadas.