Os modelos de capítulos estão disponíveis para serem usados conforme a necessidade. Isso significa que a escolha do modelo depende da temática e do objetivo de cada capítulo.
Veja abaixo, alguns dos tipos de capítulo disponíveis no monografis e suas características:
Conceitual e Conceitual Expositivo: Explicam o conceito sobre o tema do seu capítulo. Consulte os exemplos intitulados para verificar se o seu tema se enquadra nesse modelo.
Histórico: Apresenta a história do tema do seu capítulo, desde o passado até o presente.
Teórico: Exibe o ponto de vista dos autores sobre o tema do seu capítulo atualmente. (Na dúvida entre os três, utilize este).
Por exemplo:
Se você precisar contar a história da Revolução Francesa, deverá usar o modelo histórico, pois o foco é relatar a história do tema, e não explicar o conceito.
Se for falar sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da escrita ou apresentar o conceito de globalização, a sugestão seria usar o modelo conceitual.
É importante destacar que os modelos devem ser usados conforme a necessidade. Se você optar por um único modelo apenas por facilidade, como o conceitual, que funciona bem com quase todos os assuntos, tente alternar entre os modelos. Talvez consiga elaborar um capítulo melhor com outro formato. Além disso, se ficar travado em um modelo, experimente testar outro.
Nesta aula apresentamos, com mais detalhes, as características dos modelos de capítulo e quando usá-los: