O fichamento de citação é semelhante ao fichamento de conteúdo. A diferença é que não inclui o conteúdo, apenas citações.
Nesse tipo de fichamento, o aluno lê o livro, escolhe o trecho como citação, vai até o formulário e insere a citação pronta com a referência. Por exemplo, o aluno seleciona o assunto e insere citações de diferentes autores que falam sobre o assunto definido.
Já o fichamento de conteúdo é o resumo que o aluno utilizará como base para a pesquisa bibliográfica. Ou seja, quando o aluno faz um estudo de caso, o questionário é o dado primário que o aluno usará para escrever os resultados. Por outro lado, na pesquisa bibliográfica a coleta dos dados ocorre por meio dos fichamentos de conteúdo.
Teoricamente, toda pesquisa bibliográfica deveria ter um fichamento de conteúdo. O fichamento de conteúdo é o resumo do livro.
Para ser considerado um resumo, é necessário lê-lo em 15 minutos em média. Se durar mais de 15 minutos, deixa de ser considerada um fichamento. O fichamento precisa compactar o conteúdo.
Se você precisa escrever um fichamento de conteúdo e tem dificuldade para ser direto, aqui no Monografis temos um modelo. Siga os passos do link abaixo para cadastrar. Use o assistente de blocos para escrever o fichamento: